((( WEB RÁDIO CONEXÃO )))

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Tom Porto


“TOM PORTO” A paixão pela música é estampada no rosto de TOM PORTO, este cantor, compositor, arranjador e multi instrumentista nascido na década de setenta no estado da Bahia. Aos 7 anos de idade já sabia que queria ser músico, mas o seu primeiro violão só veio aos 16 anos de idade''; os primeiros acordes na guitarra vieram com muita dificuldade pois vivia em uma fazenda e o material didático para estudo da música não era de fácil acesso. Começou tocando na igreja, feiras livres e bares de amigos, etc... As bandas: sua primeira banda foi uma banda gospel onde compôs várias músicas e muitos shows e festivais gospel em Teixeira de Freitas Bahia, mas TOM PORTO queria mais da música. Tom porto passou por vários palcos na Bahia, São paulo, e Espírito Santo onde criou um trio de forró chamado “siri manco”; participou de vários festivais junto com outros grupos entre eles o até então desconhecido Fala Mansa no final da década de 90. Europa: quando decidiu tentar uma carreira internacional, começou por Portugal e Espanha mas foi na Itália que deslanchou a carreira, tanto como cantor, como compositor arranjador e produtor musical. TOM PORTO tem paixão pela música e lingua italiana e não só canta mas também compõe em lingua italiana. Discografia: 1 albúm sem título em 1999 com o trio siri manco.2 album tom porto e city mangue . Tom porto foi um dos primeiros a levar o farro p/europa. Foi gravado na Itália em 2003 com um grupo de forró chamado “city mangue”.3 album aurelice em homenagem à sua irmã morta .(a música aurelice foi escolhida por um grupo de budistas da regione marche para entrega do gonzo) o album aurelice foi gravado em 2005 na Itália com a buddha band project, uma banda formada por músicos italianos com grande história na musica italiana e ja haviam passado pelo famoso festival de samremo.4 album favela drums gravado em 2006 e que deu horigem a uma turnet por toda Itália 5 album amizade colorida 2007 gravado em Londres, um disco com vários estilos musicais que trata de temas diversos mesmo antes do disco ser terminado, já havia uma música selecionada numa compilation de verão de um canal black do bairro de brixton em Londres U-CAHNNEL un canal 360 da sky voltado para a música black britânica como R&B,soul,funk , caribean e afro beet
Influências: Gilberto Gil, Prince, Sergio Mendes, Airto Moreira, Marcos Valle, Michael Bolton, Marvin Gaye, Bob Marley, Raul Seixas, Caetano Veloso, Djavan, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Jorge Benjor, Chico Cesar, Tom Zé, Mick Hucknall, Salif Keita, Pepeu Gomes, Sade, James Brown, Laurin Hill, Morcheeba, Living Colour, Pablo Milanés, Shangay, Big Mountain, Ub 40, Edson Gomes, Paralamas do Sucesso, Cazuza, Lobão, Fagner, Robert Plant e Men at Work.




Isabel Produções e Eventos

Fones: ( 11 ) 4207 - 3215 / 4187 - 2028 / 8906 - 5345


Tom Porto toca na Conexão!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Tom. Te achei na comunidade dos Porto. Gostei muito de sua pesquisa. E também me achei nela. Tenho mesmo, as características de uma mulher "Porto", mas realmente achav a que era por meu lado Mezzabarba, também italiano. Parabéns pela pesquisa. Sou uma pastora evangélica e a arte e a música estão no meu sangue.Deus te abençõe muitíssimo!!!!!