quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Nélio Lima




Nélio Lima
Nascido na Capital Nacional do Chimarrão, cidade de Venâncio Aires / RS é um grande pesquisador das fontes inspiradoras dos poetas e pajadores e traz na mala de garupa, desde a infância, a mescla dos compositores e cantadores regionais, intercalando a Música Gaúcha com a Cultura Regional Brasileira.
Desde o primeiro instrumento já demonstrava interesse pela música gaúcha e regional, ouvindo e cantando as melodias dos artistas mais expressivos, tendo ainda na adolescência a influência do cancioneiro popular, fonte de grandes compositores e letristas.
Cresceu ouvindo seu pai, que foi intérprete da música regional em sua época mais expressiva com a dupla JANGUINHA & ZÉ DA ROÇA o tempo que fazia desfilar no rádio gaúcho e brasileiro as apresentações ao vivo, especialmente a música de raiz, onde os artistas regionais expressavam suas manifestações culturais, as quais agora tomam forma novamente através do Projeto Do Rio Grande ao Pantanal.
Aprofundou-se na busca de uma sonoridade própria,com letras direcionadas aos costumes e idéias regionais, campeiro e rural, próprios de quem viveu em ambiente de fazendas e estâncias, berço de grandes nomes da música interiorana.
Num trabalho bastante arrojado, identificou dentro das culturas regionais as diversas vertentes que estão inseridas dentro de uma cultura maior, trazendo para a cidade o linguajar e os costumes das estruturas rurais, que fazem parte da Cultura Regional Brasileira.
Como compositor, letrista e musicista é o responsável por grande parte das letras e melodias inseridas no CD Nélio Lima & Os Novos Tropeiros, promovendo o resgate de ritmos e o palavreado típicos do homem do campo, do peão de estância, do vivente da grota.
Em parceria com Edu Coelho, produziu, arranjou e compôs melodias para diversos trabalhos de artistas gaúchos e sertanejos, preservando em cada melodia a veia poética e jeito de cantar do artista, fazendo com que o trabalho tivesse a identidade de cada um.
Produtor e Empresário de Shows recolheu material valioso para elaboração e criação, juntamente com Nelson Castilhos, de um trabalho que agora tem o objetivo de levar a Cultura Brasileira em sua forma primária para o encontro das Culturas Regionais.
No Rádio, na cidade de Viamão - RS, marco histórico, produziu e apresentou programas que valorizavam a música regional gaúcha, brasileira e sertaneja, preservando a cultura local.
Como pajador, retrata em seus versos os grandes vultos da poesia e fala versionista da cultura gaúcha e brasileira. Seu objetivo neste Projeto é a preservação deste imenso manancial de expressões artísticas que se desenvolveram através dos tempos, resgatando para o Brasil a tríade Água Benta, Viola e Violão.

Você confere o som de Nélio Lima na "Web Rádio Conexão".


Site:
http://www.neliolima.com.br/
Contato:
11 8956-7879 ( Cassiano )

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá.
Já vi um show do Nélio Lima e digo a vocês que foi muito legal...

Ele criou estilo.
E viva a boa música!

Abraço.