((( WEB RÁDIO CONEXÃO )))

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Maria Dapaz







Maria Dapaz


Maria Dapaz nasceu em Pernambuco, gravou seu primeiro disco em São Paulo e seguiu para Europa onde morou 6 anos. Hoje tem 14 discos gravados e grande experiência em palcos internacionais.
No período em que morou na Suíça, onde lançou três discos, se apresentou para plateias exigentes em importantes palcos da Europa, como A Velha Ópera de Frankfurt, Breminale, Festival de Nürenberg e Festival de Música de Berlim Oriental na Alemanha, Festival de Lausanne e Montreux na Suíça, Printemps de Bourges na França com seguintes destaques: “A voz de fogo vinda do Brasil” ou “Um continente inteiro na voz” e “ O verdadeiro Brasil de Maria Dapaz”.
A cantora, compositora e intrumentista faz uma música com uma atmosfera regional sofisticada. Com voz marcante e inconfundível, ela vem coerentemente associando trabalho autoral e resgate de clássicos de Luiz Gonzaga, por exemplo, em roupagens absolutamente glamorosas sempre com um ar poético e visceral. Maria Dapaz opta por arranjos refinados e originais combinando cello e gaita numa combinação que dá certo. Indicada ao Grammy Latino em 2004.

O CD Meu Lugar por Maria Dapaz
Alguns acontecimentos em minha vida foram marcantes e definitivos. É o caso deste CD que foi feito com amor, entrou em muitos corações, tornando-se trilha sonora de muita gente. Agora que completa 10 anos, Meu Lugar ganha de presente uma nova capa e a faixa Assum Preto, para fechar com chave de ouro este disco considerado por todos um clássico. Obrigada aos que o fizeram chegar até aqui. Gravadora, amigos, músicos, parceiros, divulgadores, radialistas, jornalistas e você que me fortalece e me inspira. Um doce abraço. Maria Dapaz

CD Meu Lugar por jornalistas especializados

... Maria Dapaz reedita seu trabalho de maior sucesso Meu Lugar, lançado originalmente há dez anos e muito bem recebido pela crítica especializada. O repertório traz clássicos como Sabiá (Luiz Gonzaga/Zédantas) Roendo Unha (Luiz Gonzaga/Luiz Ramalho) e lindas composições próprias. Destaque para Meu Amor Meu Amorzinho (Maria Dapaz/Jotta Moreno) e Coração de Beija-Flor (Maria Dapaz/Fátima Romero). A nova edição vem com uma faixa-bônus Assum Preto (Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira) em bela releitura. Retrato fiel e emocionado da verdadeira música do Nordeste e merecida homenagem a Luiz Gonzaga.
Toninho Spessoto Blog Acordes/SP 2010

... Meu Lugar: para mim um dos melhores discos de Maria Dapaz, principalmente em sua construção musical, como arranjos e harmonias.
Ricardo Anísio Jornal O Norte João Pessoa/PB 2001

... Maria Dapaz resgata clássicos nordestinos com sotaque e afeto, coerência e sentimento. Meu Lugar pode ser chamado de uma suite nordestina. Há oito magníficas recriações de Luiz Gonzaga com vários parceiros. O canto da intérprete e os arranjos de Bira Marques realçam a todo momento a beleza da obra gonzaguiana. A compositora esbanja afinidade com o bom gosto popular. Isso chega ao ponto máximo na primorosa toada "Coração de Beija-Flor" plena de sentimento e nordestinidade... Aluizio Falcão Isto é Gente/SP 2000

... Com um trabalho à base de cordas, a pernambucana Maria Dapaz mostra Meu Lugar: um convite para quem pretende mergulhar na música regional sofisticada... A produção independente garante o lugar cativo da cantora e compositora na linha de frente da MPB... César Rasec Jornal A Tarde Salvador/BA 2000

... Com originalidade, a cantora e compositora pernambucana mostra todo o poder de seu canto afinado. Sempre com requintado tratamento acústico, Maria Dapaz intercala composições próprias com canções de Luiz Gonzaga e parceiros nesta obra prima que é Meu Lugar. Vilmar Ledesma Diário Popular/SP 2000






Conheça o trabalho da cantora Maria Dapaz na Web Rádio Conexão de Embu das Artes - SP.

Acesse o site:



Nenhum comentário: